domingo, 23 de junho de 2013

Escrevendo contos - 1º ano A - Ensino Médio

Produção de texto - Conto - 1º ano A - Ensino médio

O texto será escrito em duplas e terá como leitores adolescentes da mesma idade dos alunos. Depois de lerem as orientações abaixo, produzirão o texto utilizando o editor de texto, depois de pronto e revisado postarão o texto abaixo como comentário.

Escreva sua história com base na imagem a seguir.
a) Observe a cena detalhadamente.
b) Onde a leoa está? O que ela está vendo?




Planejamento e elaboração do texto
1. Antes de escrever, planeje seu texto com base nos aspectos a seguir.
- Características das personagens
- Características do espaço
- Objetivo das personagens

2.Imagine uma aventura com essa e outras personagens. Utilize o esquema abaixo para planejar seu texto.

- Situação inicial (apresentação das personagens e do espaço)
- Complicação (elemento modificador - Qual é o conflito que existirá na história?)
- Ação das personagens (Quais são as ações das personagens principais?)
- Desfecho (Qual é a resolução do conflito e como termina a história?)

3. Depois de escrito o conto da equipe, observem:
- Há um título para o conto? Se não houver, inventem um.
- A situação inicial e o desfecho são compreensíveis?
- As ações da complicação são coerentes com o motivo?
- Há um clímax?
- O conto está adequado ao leitor suposto?
- Há problemas de linguagem (ortografia, pontuação, concordância, etc.). Se houver corrijam-nos.



Os textos postados abaixo, nos comentários, foram revisados pelos próprios alunos e serão retomados posteriormente em sala de aula com a utilização de data show. Os textos serão apresentados para a sala de aula e os alunos, com a orientação da professora, realizarão as sugestões de correção.

10 comentários:

Anônimo disse...

A leoa fujona

Certo dia, um circo resolveu vir para a cidade. Chegando aqui, o espetáculo aconteceu apenas um dia, pois a leoa do circo fugiu e todos ficaram aterrorizados pois ninguém sabia o paradeiro dela. A primeira coisa que o responsável do circo pensou em fazer foi caçar o animal, procurou o dia todo mas nada da leoa. Depois resolveram colocar uma foto da leoa na internet e por todos os lugares da cidade. Todos ficaram aterrorizados pois os animais de circo costumam ser bravos.
A cidade toda foi em busca para encontrar a terrível fera. Se passou um bom tempo e nada do animal, mas um dia um morador de uma fazenda disse que viu alguns animais da fazenda mortos e que poderia ser o tal animal, então resolveram ir todos atras do animal pois pensaram que o animal poderia estar ainda por perto. Um outro morador que residia ali perto, também viu e resolveu ajudar na busca do animal.
Os caçadores do animal encontraram, mais não conseguia pegar a fera. Então foram buscar os seus tranquilizantes para acalmar o animal. O animal viu uma capivara que é seu prato predileto, então ela partiu pra cima.
Quando os caçadores voltaram encontrarão a leoa deitada já alimentada, pois ficou mais fácil de pegar o animal. Os caçadores foram para cima da fera, chegando perto do animal ela ficou bem assustada e reagiu partindo para cima dos caçadores.
Então a leoa saiu correndo e entrou no lago, mas os caçadores conseguiu pegar a leoa, deram o tranquilizante para ela, e levarão ela de volta para o circo, chegando la colocaram ela na jaula, e espetáculo voltou a acontecer então os moradores ficaram mais tranquilos, e voltaram a assistir o espetáculo.
O circo foi embora e os moradores da cidade ficaram todos comentando o que tinha acontecido, mas todos ficaram felizes ao mesmo tempo, pois quando o animal tava solto todos estavam com medo, então eles sentiram um alívio de saber que o animal tinha sido capturado.
No começo com a noticia que o animal havia escapado, a população da cidade ficou inquieta e a maioria das pessoas achou mais seguro ficar em casa, não se via crianças brincando nas ruas da cidade pois as mães não achava seguro. Depois que veio o comentário que o animal havia sido capturado pelos moradores, as crianças foram rapidamente brincar nas ruas como de costume, pois as mães se sentiram mais seguros depois que o animal foi capturado.
Há comentários de que o animal era muito maltratado pelo seu dono, por isso decidiu fugir, o comentário que roda é que os mal tratos era frequente, e que era com todos os animais do circo, todos sofriam agressões, pois em todas as apresentações do circo os animais apareciam machucados e demonstrava medo ao ver o tratador.

Karita Venina e Michele Alves.

Anônimo disse...

Um dia da caça um dia do caçador

Uma leoa está observando a sua presa, em um lago a sua presa que é um porco do mato ,a leoa fica olhando de longe a sua presa com muito silencio o lago era raso ,ela era uma leoa feroz,brava e rápida , já sua preza era frágil ,não tinha força suficiente para combater uma leoa ,o porco fica calmamente no mesmo lugar comendo o capim verde , a pesar de ser um animal indefeso sem força alguma .
Um homem era caçador de animais silvestre ,ele andava pela mata atras de animais como porco do mato,onça ,leoa entre outros ,sua mata preferida era o pantanal , ele tinha até um acampamento no meio da mata ,lá ele tinha seu apetrecho de caça ,tinha varias armas como espingarda , facões para poder cortar as folha de seu caminho conforme ele cortava ficava uma trilha ai ele não se perdia , ele também tinha alguma roupas de caçador ,ele tinha também um jipe para ajuda na caça .
A intenção do caçador era caçar um porco do mato , ele pega seu jipe e vai atras ele chega perto de uma mata fechada ele coloca o jipe debaixo de uma árvore ,e entra na mata ele anda alguns quilômetros ,de repente ele atravessa a mata e vê um lago , e perto do lago ele avistou um bicho, por de trás da arvore ele anda silenciosamente sem q o bicho perceba, com forme ele chegava ele ia avistando uma leoa ,a leoa estava agachada pronto para dar um bote ,o caçador olha pra frente e vê um porco do mato.
A leoa muito sabia começou a andar agachada bem devagar ,sem q o porco perceba ,já o caçador tava colocando as bala em sua espingarda ,enquanto a leoa continuava a andar para pegar sua presa , o caçador aproximo da sua caça ,ele mirou a sua espingarda no porco quando ele atirou a leoa correu atras de sua presa ,só que já era tarde o porco já estava morto pela bala do caçador ,só que a leoa foi mais rápida pegou o porco e saiu correndo .
O caçador dessa vez não quis atirar na leoa deixou ela ir embora com sua presa ,o caçador volto e pegou o seu jipe ,e foi embora para seu para seu acampamento ,ele chegou e guardou a sua arma dentro de um baú aonde ficava seu apetrecho de caçar ,o caçador não procurou mais o porco naquele dia , ele voltou para sua rotina de caça no outro dia .

Dionatan e Eduardo

Anônimo disse...

A Leoa

Certa manhã, um fazendeiro ao descer para buscar as vacas ele percebeu que havia alguma coisa no lago, ao lado do lago tinha umas vacas pastando e avistou um animal selvagem tentando pegar uma das vacas.
O fazendeiro se aproximou para ver o que estava acontecendo, percebeu-se que tratava de um animal feroz sem raça definida, rapidamente foi chamar sua esposa para ver aquele animal tão feroz que ali estava.
Ele pegou uma arma para poder verificar de perto, mas ao chegar bem perto ele viu que era uma leoa faminta .Ele ficou surpreendido como que aquele animal chegou ali naquela lagoa bem perto de sua casa.
Ao passar do tempo ele conseguiu apreender a leoa em uma gaiola muito pequena que rapidamente ela conseguiu se soltar dali. O fazendeiro ficou apavorado, sua mulher chegou a subir em cima da casa para se proteger da quele animal feroz.
O fazendeiro sem controle da situação chamou Ibama mais o Ibama estava longe daquele lugar onde a preocupação se aumentou mais claro porque uma leoa solta no quintal onde você mora não e brinquedo pois o animal desse tipo e muito feroz capaz de mata varias pessoas.
Com a chegada do Ibama foram a procura da leoa sobre aquela região montaram armadilha e varias outras alternativas para consegui prender a leoa, ficou de tarde e nada dessa leoa amanheceu e nada dessa leoa ai o moço do Ibama disse:
Nós iremos embora mais ficaremos por essa redondeza
Tudo bem pode ir acho que ela foi embora para sua casa disse o fazendeiro.
No outro dia o fazendeiro voltou a aparta as vaca e quando olhou para o lago adivinha quem tava la?
Chamou sua mulher ela veio correndo marido oque que foi ele tem um coisa se mexendo ali no mato,os dois foram la vê oque era chegando la se deparou com filhotinhos no mato, ai percebeu por que a leoa não queria sair daquele lugar porque seus filhotes tava la,foi ai onde o fazendeiro e sua mulher deixou a leoa ficar em paz com seus filhotes
Com o passar do tempo eles foram la ver,oque tinha acontecido percebeu-se que não tinha mais nada ,que a leoa e seus filhotes foram embora procura seu habitat de onde ela veio, pois assim o fazendeiro ficou bem mais sossegado com aquele animal bem longe de sua fazenda, a mulher dele ficou muito alegre com aquele animal feroz longe dali pois assim não tinha mais que correr risco.
Pois assim o fazendeiro ficou sossegado com sua mulher e voltou a sua rotina normal.

Mateus Henrique, Marcos De Oliveira, Franciele Rufino

Anônimo disse...

Um exemplo a se seguir

Certa vez, havia uma leoa que, de algum modo, se perdeu do caminhão de um circo que passava pela cidade em uma época de festas.
Essa leoa era mansa, mas por ser um animal de grande porte, assustou o rapaz que atravessava a rua onde ela se perdeu.
-Oh, não!. Disse o garoto que mesmo estando com medo, não conseguiu correr e se contentou em apenas cair no chão e chorar.
O animal, traumatizado com os maus tratos que recebia no circo, não chegou perto, ficou apenas olhando por alguns segundos e depois saiu correndo para perto de uma lagoa situada em um bairro marginalizado e pouco movimentado da cidade.
Alguns dias depois, aquele mesmo garoto passava pela rua onde a leoa estava, mas dessa vez ele se encontrava distraído escutando musica no seu celular.
Foi quando um assaltante interessado em roubar seus pertences e o celular que o garoto carregava, veio armado por trás do menino que nem percebeu nada. Observando a cena, a leoa reconheceu a bondade do garoto de não ter lhe maltratado para se defender, a partir desse pensamento ela reagiu.
De um amontoado de arbustos surgiu o felino que passou por dentro da lagoa e foi rumo ao criminoso. Atacou-lhe pelas costas e daí surgir um desafio para o animal que viveu a vida toda em cativeiro e agora teria que desenvolver sua defesa. Depois de alguns minutos lutando pela vida do menino, ela conseguiu vencer o homem que não morreu, mas passou um sunto tão grande que nunca mais fará mau nenhum a alguém. Depois da confusão, ao notar o desanimo do animal, o garoto percebeu que a leoa estava ferida por um tiro disparado do assaltante e então buscou ajuda dos vizinhos para levar o felino a uma clinica veterinários que pudesse salvar sua vida.
Chegaram na clinica a tempo e o felino foi curado. Alguns dias depois, a leoa recebeu alta e então o menino conseguiu uma licença do IBAMA para te- la como bichinho de estimação.
Natália

Anônimo disse...

A leoa do zoológico

Certo dia estava eu em casa, quando me para carro de Sedex, eu achei aquilo bem estranho pois era pra me deixar um presente, um ingresso para ir ao zoológico. Eu toda ansiosa já abri, eu e minha mãe fomos para o zoológico.
Chegando la fomos para a parte dos elefantes, vimos os elefantes fomos para as girafas, eu toda encantada quis ver os leões, minha mãe não queria deixar eu ir la velos, pois eles são muitos perigosos, então resolvi ver as leoas.
Fomos ver ela, eu sem querer abri a jaula, e a leoa escapou, todos muito assustados saíram correndo, ninguém sabia onde o animal tinha ido parar.
O dono do zoológico resolveu espalhar panfletos pela cidade, ele ao espalhar os panfletos, deixou a cidade toda assustada. Os moradores resolveu ajudar a procurar a leoa, um dono de uma xácara viu a leoa só que não conseguiu pegá-la, outro morador da cidade que estava trabalhando ali por perto viu também e resolveu avisar a polícia, ele ligou e avisou, os sargentos resolveram fazer ronda por ali.
Os sargentos acharam a leoa em uma represa pronta pra dar o bote em uma capivara. Os sargentos tentaram impedi mais não conseguiram, a leoa depois de barriga cheia deitou para tirar um cochilo.
Eles conseguiram pegar a leoa, levaram ela de volta para o zoológico. E a cidade ficou bem mais calma, os moradores voltaram a sair para fora de suas casas.
Pâmela Valentim

Anônimo disse...

A leoa e a tribo amiga

Sol a raiar, domingo dia de descanso do meu trabalho, realmente não é fácil deveria ter seguido os conselhos da minha mãe. Hoje estou ao lado do meu pai Odair em um dia ensolarado , então meu pai decidiu me chamar a ir no rio, eu fiquei meio espantado eu estava muito cansado, mais decidi ir por conta do calor.
Então fomos, eu levando minha traia de pesca e meu pai roupa de banho, eu estava já a pescar mas não estava bom para peixe então decidi ir tomar banho junto ao meu pai. De repente estávamos já no meio do rio e meu pai me chamou bem baixo quase sussurrando, Gabriel olha aquele animal, eu já estava a tremer. Nos com medo e sem saída mas meu pai tomou uma atitude que só pai pode tomar ele me disse:
filho eu lutarei com a leoa e você toma o leito do rio e vai para casa. Mais eu retruquei dizendo:
não quero ir pai por favor não me deixe.
Saia daqui Gabriel ele me disse com tom de voz firme.
Quando corri a leoa veio para o meu lado, mais meu pai entrou na frente e se agarrou a ela eu já fora do rio chorando e gritando socorro, mais nada adiantava era quase impossível alguém chegar naquela hora ali naquele momento, mais de repente,uma moça de tanga de rosto pintado com um arco e um punhal de flechas apareceu debaixo de uma arvore e atirou uma flecha que acertou na cocha traseira da leoa. A leoa espantada correu para mata e fugiu,eu logo corri para ver o meu pai, eu o tirei da água e eu vi que estava todo machucado eu gritei a moça dizendo:
Ei me ajude aqui por favor me ajude.
Ela correu e chegando ao meu lado me disse;
Ele esta todo machucado temos que o salvar .
Eu disse:
minha casa esta bastante longe.
é muito longe, então vamos levar para tribo aonde eu moro.
Já na boca da noite, os pássaros estavam a cantar, estávamos andando quando de repente eu cai e desmaiei ,as únicas coisas que eu ouvi era a menina me chamar ,acorde acorde levanta. Já de manhã eu levantei assustado eu estava enterrado no meio das folhas olhei ao meu redor não vi ninguém então logo lembrei do meu pai, levantei correndo apavorado gritando quando na minha frente apareceu aquela menina e ela me disse:
Seu pai esta bem ele esta na tribo
então temos que ir a tribo. Deve ter bastante pessoas preocupadas.
Naum se preocupe seu pai já ate acordo ele só não se mexe muito bem. Aproposito qual e o seu nome?
Gabriel. E o seu?
Gabriele, mas vamos antes que aconteça alguma coisa.
Nos andávamos e íamos conversando muitas coisas, sobre família e ate mesmos sobre a natureza mas de repente aquele animal apareceu eu perguntei a Gabriele oque vamos fazer.
A calma-se fique tranquilo.
Ela esticou a flecha no arco e atirou, mais ela erro quando a onça, quando a onça veio correndo atrás de nos eu peguei a flecha sem arco e só encostei para frente a onça pulou encima de mim ela própria cravou a flecha no seu peito eu disse a Gabriele .”foi por pouco”.
Sim. Por pouco graças a você eu me salvei.
Não diga isso eu te devo muito mais pela aquela vez da onça, e pela hospitalidade de meu pai.
Chegando na tribo os índios deram um pouco de me estranhar mas Gabriele os avisou. Logo
vi meu pai acordado e em pé e ele disse:
Que pena que temos de ir em Gabriel, mais tem muitas pessoas a nossa procura.
Sim pai eu sei mais quero ir sempre a visitar a Gabriele e os outros. Vamos indo. Tchau senhores índios, tchau Gabriele obrigado por tudo que fizeram por nos.
A pesar de ficar muito triste por ter vindo tao depressa. Eu gostei de fazer novas amizades e além de ter sofrido tanto, eu sei que tudo isso já passou pois se for pra ver se eu sofri com a leoa, mais de ter que ficar longe da Gabriele e sua tribo.



Gabriele Eurides e Gabriel DA Silva

Anônimo disse...


A Leoa e o Cervo



Certo dia, eu e minha amiga Bruna estávamos planejando um passeio de barco.
Saindo para o passeio para explora, a Amazonas . No meio da floresta, encontramos diversos animais, macocos, cobras, gamba, entre outros. Depois do passeio já estava escurecendo, então resolvemos, ir para o barco.
Ao chegar la, fomos dar uma volta no rio. E indo, fomos surpreendidas, encontramos um Cervo, que estava a vista de uma Leoa . Focada em sua presa, pronta para ataca- la . A presa sem saber que estava a vista da leoa, vai indo lentamente para floresta. A leoa, pronta para atacar, vai chegando mas próximo, o cervo tenta correr e acaba sendo atacando pela costas. Isso sugere uma briga, pois o cervo não queria servir de comida para a leoa.
A leoa acaba ganhando a presa. Atacando com fome ela morde no pescoço , levando a morte .
Arrastando a presa para o ninho, vimos que também avia uns filhotes. E o cervo acaba servindo de alimento para os filhotes.
Filmamos toda essa cena, pois achamos lindo a mãe querer alimentar seus filhotes.
E sendo assim, fomos embora, surpreendidos e felizes por ter conseguido gravar uma cena dessas .


Bruna Alves e Joici Oliveira

Anônimo disse...

Uma leoa mansa

Uma certa manhã, eu fui na fazenda do meu pai. Depois do almoço fomos para o rio pescar. Quando a gente tava pescando, uma leoa apareceu do outro lado do rio e eu fiquei desesperada sem poder fazer nada.
Como a fazenda era do meu pai, e ele já conhecia o lugar, ele me contou que a leoa tinha fugido de um circo e foi parar em sua fazenda. Já que ela era mansa, ele começou cuidar dela. No final do dia fomos embora pra cidade e depois de um certo tempo voltamos lá.
E eu perguntei da leoa, e meu pai resolveu me levar pra ver ela. Ela estava la, como sempre, do outro lado do rio. Só que desta vez ela estava com seus filhotes.
Todo final de semana eu ia visitar a leoa.


Jéssica Fernada e Larissa Louzada

Anônimo disse...

A caça da leoa

Joana era uma leoa jovem que morava com seus pais na selva, lá ela brincava e se sentia protegida pelos pais. Com o tempo ela foi crescendo e aprendendo a caçar suas presas , ela gostava quando seu pai levava ela para ver a lua. Um dia Joana saiu para caçar seu prato preferido que era filhote de zebra,mais nem tudo saiu como ela tinha planejado, pois apareceu um caçador que estava atrás de seus pais.
Quando ele avistou começou a dar tiros na direção dela fazendo ela correr para sua casa,chegando lá contou para seus pais, fazendo em que seu pai ficar muito furioso,ele saiu correndo atrás dos caçadores e acabou caindo numa armadilha e foi morto.
A notícia correu por toda selva deixando a família dele no momento de tristeza, sua esposa quando sobre da notícia acabou ficando doente e Joana não se conformava com o que tinha acontecido com seu pai.
Se passaram dez anos, e sua mãe estava muito doente acabou morrendo , mais Joana ainda não estava conformada com a morte de seu pai e de sua mãe .
Num dia caçando ela encontrou o caçador que matou o seu pai,ela foi chegando de mansinho para ver se ele estava sozinho para atacá-lo , mais ela não esperava que ele tinha um companheiro escondido em cima da árvore como proteção ao seu companheiro .
Quando ela foi para atacar o caçador , seu parceiro atirou nela mais ele errou o tiro, e ela acabou matando o caçador que teria matado seu pai, o companheiro saiu correndo deixando seu parceiro morrer. Só que ele não esperava que ela corresse tanto conseguindo atacando pelas costas, mantando ele também.
Assim ela ficou com o pensamento limpo sabendo que os cupados estava mortos sabendo que a justiça estava feita. Então se casou e teve um muitos filhotes e contou a história de seus pais para eles, e foram felizes na floresta.

Flávia e Felipe

Anônimo disse...

A caça em seu habitat

Leoa é uma predadora com instintos muito fortes, é valente e destemida.
Uma leoa chamada Aisha, que era prisioneira de um zoológico desde filhote.
Ela era acostumada com suas refeições sempre a disposição, não fazia o maior esforço para obtê-las.
Em um dia de muita chuva, ela fugiu e foi para a floresta do Pantanal. Aisha estava assustada com medo, sozinha e desprotegida. Como ela poderia fazer para sobreviver na quela mata, para se sustentar, se nem ao menos sabia caçar.
Obviamente uma leoa sabe fazer todas essas coisas mas, Aisha nao.
Ao passar do tempo... ela se tornou uma leoa adulta, mas ainda com dificuldades para obter suas refeições. Com o tempo, ela se sustentava com animais pequenos, faceis de serem caçados. E ainda com algumas dificuldades ela conseguia caçar zebras, e mesmo assim, não obtinha muito sucesso.
Em um certo dia na beira de um rio, Aisha estava bebendo água, quando avistou um bufalo. Na indecisão se tentava caça-lo ou não, ela se arriscou e foi em frente.
Na primeira tentativa ela não obteve nenhum sucesso. Na segunda com muita sorte, ela encontra uma zebra distraída e sem pensar duas vezes, Aisha corre para cima dela com muita velocidade e em fim consegue a pegar. E sua refeição do dia já estava ganha. Mas só uma zebra por dia já não estava mais a sustentando, então ela saiu a caça de outros animais. Nada dos que encontrava lhe abria aquele apetite. Então ela decidiu caminhar para mais longe do que de costume. Ela já estava cansada e quase para voltar para casa, quando avistou outra vez um bufalo. Como era a segunda vez que ela tentava caçar um bufalo, ela foi cautelosa para que o animal não a avistasse e correu na direção dele, e ele destraído, não a viu, então Aisha o pega com suas garras. Aisha estava cansada e já estava quase escurecendo, ela resolve encontrar um abrigo por ali mesmo para descansar e passar a noite.
Na manha seguinte ela acorda assustada, com barulhos de tiros, sem saber oque era, Aisha sai correndo depressa. Mas sem saber para que direção correr, ela olha para o céu e vê um helicóptero de caçadores querendo a raptar. Aisha foge depressa e sem perceber, acaba caindo em uma armadilha dos caçadores. Ela estava sendo levada em uma jaula, e lhe aplicaram um calmante para ela dormir. Ela estava sendo transportada por um navio com um monte de outros animais do pantanal enjaulados no mesmo navio.
Então depois ela foi traficada junto com um monte de animais para a amazonia.

Danieli Alves & Monique Kioki