quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Variação linguística: registro oral

Vídeo 1:
http://www.youtube.com/watch?v=3M1izoCv6jA&feature=related

Vídeo 2:
http://www.youtube.com/watch?v=nVO7H00kGoE&feature=related

Vídeo 3:
http://www.youtube.com/watch?v=HSRtdFFycr4

(Este plano de aula é encontrado no Portal do Professor)
O primeiro vídeo (Espetáculo Terça insana: Horário Eleitoral do CQC - Marco Luque em Jackson Five) aborda a linguagem de um moto boy que abusa na utilização de gírias. No segundo (Espetáculo Terça insana: Horário Eleitoral do CQC ) Marco Lu expõe suas idéias espontaneamente e no terceiro é apresentada uma entrevista da apresentadora Marília Gabriela com a cantora Pitty na qual utilizam a linguagem formal de uma forma descontraída.
A utilização destes vídeos em sala de aula teve como objetivo o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a língua e seus usos sociais e também trouxe uma discussão acerca do preconceito linguístico.
Os alunos refletiram sobre a necessidade de dominar a variante padrão da língua oral para um pleno exercício da cidadania nas mais diversas situações de comunicação nas quais esta variante é exigida.
No final da aula, como quisito avaliativo, os alunos produziram em vídeo alguns segundos de propaganda política. Cada grupo assumiu uma condição social diferente o que repercutiu no modo como usaram a língua durante o seu "minuto eleitoral". Tivemos uma baiana, um professor, uma dona-de-casa, um pastor e um jogador de futebol.
Os vídeos apresentam uma linguagem humorística, a ideia é combater o preconceito linguístico e não a ridicularização dos personagens apresentados.





2 comentários:

Unknown disse...

Essa aula foi muito legal; eu adorei!!! Eo Geovani eo Pablo arrasaram!!! bjs!!!

Anônimo disse...

Um bigode padren primeira vez