terça-feira, 30 de junho de 2009

Concurso Detran/MS

7º Ano B - Vespertino

A Escola Estadual Gustavo Rodrigues da Silva, sob a direção da Profª Romilda Anacleto e a orientação da Profª Cilma Rosa de Oliveira Barbosa, desenvolveu no mês de junho o Concurso Detran/MS – Educação e segurança para o trânsito, tendo como finalidade estimular crianças, jovens e educadores para refletir sobre o “Papel Educativo, Social e Político das Cidades”, de modo a contribuir para adoção de comportamentos que tornem o trânsito seguro, a cidade mais civilizada e humana, contribuindo para a redução dos acidentes de trânsito que resultam em feridos e mortos.
Com esse objetivo os alunos do 7º Ano B vespertino produziram textos sobre o tema: A cidade do passado e a cidade do presente, foi realizada uma seleção interna e escolhido o texto da aluna Tatiane Cristina de Morais para representar a escola no referido concurso.

Um sonho... O trânsito do meu sonho


No passado o trânsito era mais difícil de se entender, pois saíamos nas ruas e encontrávamos carroças, cavalos e várias bicicletas. Não tinha faixa certa para as pessoas andarem. Não havia sinalização, guarda de trânsito, na verdade não tinha leis, as carroças eram puxadas por cavalos ou bois. Mas, hoje nosso trânsito está melhor, não como acho que deveria ser, pois temos muitas leis e tem muitas pessoas que não as obedecem.
Vou dar alguns exemplos de leis que não são muito respeitadas no trânsito. É o maior desrespeito carregar crianças menores de sete anos em uma garupa de moto, ingerir bebida alcoólica e sair dirigindo, andar na contramão de direção, ultrapassar nas faixas que não se pode ultrapassar. Mas o problema é que isso não é só com os carros e sim com todos os meios de locomoção. As leis são para todos, porém são poucos que enxergam a realidade e respeitam.
Mesmo com semáforos, faixas de pedestres e as leis que temos hoje acontece tudo isso, imagine como era no passado. Eu acho que era menos perigoso que na atualidade. Lembrando também do celular que é muito usado, até mesmo ao volante.
Agora, faço minha parte e espero que você cumpra com a sua.
Respeite o trânsito!
Respeite a vida!

Tatiane Cristina de Morais

4 comentários:

Unknown disse...

Ficou muito legal,gostaria que o trânsito da cidade fosse assim, com respeito e os motoristas prestassem mais atenção.

Unknown disse...

Tatiane, ficou muito legal, nós gostaríamos que você estivesse aqui conosco nesse exato momento. Sentimos muita sua falta espero que você esteja ainda muito legal.

Unknown disse...

Professora ficou legal essa fot em ;;;;;;

Unknown disse...

Professora, depois que começei a fazer aula de tecnologia passei a prestar mais atençao nas aulas!!!beijos.